Combater os estereótipos através da ficção científica

STEREOSCIFI

Stepford Wives
Stepford Wives

press to zoom
The Matrix
The Matrix

press to zoom
In Time
In Time

press to zoom
Stepford Wives
Stepford Wives

press to zoom
1/12

Sobre o Projeto

O Stereo SciFi é um projeto europeu, que teve início no dia 1 de Dezembro de 2017 e que termina no dia 30 de novembro de 2019. Hoje em dia, os conflitos sociopolíticos que têm surgido entre países fronteiriços, os migrantes e refugiados que chegam à Europa, e a crise económica na Europa atual conduziram ao preconceito e à discriminação baseada em género e classes socioeconómicas. Levaram a que se criassem estereótipos raciais e étnicos, aumentando de forma geral a violência e a intolerância na vida social, promovendo a xenofobia geral, o racismo, a violência baseada no género, o bullying, a discriminação entre classes sociais e orientações sexuais. Dito isto, o objetivo do projeto não é impedir o uso de estereótipos, mas sim evitar a discriminação e a segregação, que resultam em comportamentos hostis, e conscientizar as pessoas de que não devemos tratar mal os outros por serem diferentes, porque ser diferente não significa ser pior.

 

Este projeto envolve jovens nas escolas, onde o ambiente inclui todas as pessoas diferentes presentes na sociedade, e é também um ambiente onde devem aprender, e onde passam muito tempo diariamente. O público-alvo são os alunos que se encontram entre o sétimo e o décimo segundo ano, e este projeto visa unir a ciência aos filmes ou livros, como livros e filmes de ficção científica dura, que têm raízes na antropologia, sociologia, política, psicologia, para atrair os mais jovens. É uma maneira diferente e dinâmica de entender o mundo, porque as narrativas têm a capacidade de criar novos significados, ideias e transportar mensagens.

 

As atividades previstas no pacote do StereoSciFi serão fáceis de usar durante o programa curricular previsto (se aplicável) ou poderão ser usadas como atividade extra dentro da escola, como workshops, ou mesmo fora das escolas, como atividades de férias ou de clubes.

“Grandes coisas não são feitas por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.”

Vincent Van Gogh

Volunteers-Construction

Aviso

EU flag-Erasmus+_vect_POS.jpg

Este site foi criado no projeto “StereoSciFi” no âmbito do programa europeu “Erasmus Plus”. Este projeto foi financiado com o apoio da Comissão Europeia. Esta publicação reflete apenas as opiniões do autor, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nele contidas.

 

Código do Projeto: 2017-1-PT01-KA201-035886

  • Facebook Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social